Maricá, Região dos Lagos, Baixada Litorânea e Norte Fluminense

Neguinho será enredo em Macaé

O cantor Neguinho da Beija-Flor, intérprete da azul de branca de Nilópolis, será homenageado pela escola de samba Princesinha do Atlântico, que desfila no grupo 1 do carnaval de Macaé. O enredo "Minha escola, minha vida, meu amor...Neguinho da Beija-Flor", vai lembrar os 35 anos de carreira de um dos mais importantes intérpretes das história do carnaval carioca. Segundo Amilcar Aurich, diretor de comunicação e marketing da agremiação , a presença de Neguinho ainda não está confirmada, já que o cantor será homenageado por quatro agremiações no próximo carnaval. “Há uma remota chance, dependendo de uma série de fatores que nos fogem à alçada e desde que nosso desfile não seja no domingo, quando a Beija-Flor desfila”, informa o diretor. “desde o ínício sabíamos dessa impossibilidade, mas ainda temos esperança”, revela Amilcar.
Programação – A “Princesinha de Macaé” apresenta os sambas concorrentes no próximo sábado, 21. No dia 28 acontece a 1ª eliminatória e no dia 05 de dezembro a semi-final. A finalíssima que escolherá o hino da escola para o carnaval 2010 será realizada no dia 12 de dezembro. Todos os eventos ocorrerão na quadra da escola na Rua Lira dos Conspiradores, 93 Cajueiros - Macaé- RJ, sempre a partir das 22h. Estão programadas várias atrações durante os preparativos da verde e rosa para o carnaval. Confirmado, apenas o concurso para escolha da Rainha da Bateria, a ser realizado no mesmo dia da semi-final ou final, conforme divulgado pela diretoria de comunicação da Princesinha do Atlântico.

Memória - A Princesinha foi desclassificada no grupo especial em 2000 e ficou paralisada até 2007,quando uma nova diretoria assumiu uma escola falida e sem recursos. Porém, herdou o "peso" do nome. Ao voltar, por ter sido desclassificada anteriormente, o fez no grupo imediatamente abaixo, o grupo 1. A Estação Primeira de Mangueira é a madrinha da escola de Macaé. A escolha deveu-se ao fato da maioria de seus fundadores e componentes mais antigos serem mangueirenses. Apesar de ser considerara como uma das melhores baterias da cidade, a Princesinha não segue a característica de sua madrinha, que é a de marcação “surdo um”.
(fotos: Divulgação)
_______________________________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval de fevereiro a fevereiro"

Carnaval é tema de seminário em Três Rios

O SESC de Três Rios, em parceria com a Prefeitura, o Entre-Rios Jornal e com o apoio da LIEST - Liga Independente das Escolas de Samba Trirrienses, Centro Cultural Cartola e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro do Rio de Janeiro, promove nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto o Seminário ESCOLAS DE SAMBA - PARA TUDO NÃO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA. Durante o evento serão abordados e debatidos vários assuntos ligados às escolas de samba e ao carnaval.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo é trazer ao público trirriense, em especial aos sambistas da cidade, vários assuntos ligados às escolas de samba, com participação de pesquisadores, debatedores e profissionais de vários segmentos do carnaval carioca, referência em todo o país.

Palestrantes – Entre os palestrantes estarão o produtor cultural, jornalista e escritor HAROLDO COSTA, o pesquisador JÚLIO CÉSAR FARIAS, autor do livro “Para Tudo não se Acabar na Quarta-Feira – A Linguagem do Samba Enredo”, MESTRE DIONÍSIO (foto), fundador e coordenador do Projeto da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, o jornalista e radialista MARCOS BATUCADA, a professora e Membro do Conselho Municipal de Cultura e da Liga Regional Centro Sul Fluminense de Capoeira, MARILENE DOS SANTOS. A Coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da UVA, HELENA THEODORO, a Coordenadora de Pesquisa do Centro Cultural Cartola, NILCEMAR NOGUEIRA, e a A Diretora do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, RACHEL VALENÇA.
Participação - A inscrição para participação nos debates deverá ser realizada na secretaria do SESC: Rua Nelson Viana, 327 – centro – Três Rios – (24) 22526454.

Programação:
1º DIA – 26/08 - QUARTA-FEIRA

19 horas – Local: SESC
· Abertura Oficial - 19h15min – Local: SESC
Debate – “O samba como estilo brasileiro sob influência dos batuques africanos.”
Lundus: mistura do ritmo sincopado africano à malícia e sensualidade de movimentos. O batuque, a umbigada (semba) e a capoeira dão origem ao nosso samba. A Escola de Samba como instrumento de reconhecimento e dignificação da comunidade afro-descendente.
Com: HELENA THEODORO e MARILENE F. F. S. DOS SANTOS
Mediadora: Leandra Jacinto Pereira – Mestre em Educação pela UNI-RIO.
21h15min – Local: SESC
Abertura da exposição: “Imagens que marcaram a história das escolas de samba em Três Rios.”

2º DIA – 27/08 - QUINTA-FEIRA
9h30min
– Local: SESC –
Exibição de filmes:
NELSON SARGENTO – Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento no Morro da Mangueira.
JORJÃO – Um perfil do diretor de bateria de escolas de samba, Mestre Jorjão.
BATUQUE NA COZINHA – O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba.
14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 1ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO:
19 horas – Local: SESC
Exibição de filme: NELSON SARGENTO
19h25 – Local: SESC
Debate – “Escola de samba e os diálogos possíveis com as comunidade.”
Com: NILCEMAR NOGUEIRA e RACHEL VALENÇA
Mediador: Fernando Ferreira – Carnavalesco. Coordenador do Troféu Ziriguidum. Integrante da redação do Entre-Rios Jornal.

3º DIA – 28/08 - SEXTA-FEIRA
9h30min
– Local: SESC
Exibição de filmes:
NELSON SARGENTO, JORJÃO e BATUQUE NA COZINHA
14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 2ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO.
19 horas – Local: SESC
Exibição de filme: JORJÃO
19h20min – Local: SESC
Debate – “Samba, polissemia cultural.”.
O samba e suas diversas linguagens. A diversidade cultural apresentada através do samba-enredo. A escola de samba e o seu papel de “escola” junto a sua comunidade durante todo o ano.
Com: HAROLDO COSTA e JÚLIO CÉSAR FARIAS
Mediador: Joel São Tiago – Setor de Cultura do SESC Três Rios

Após o debate – Lançamento do livro “FALA CRIOULO” – reedição revista e ampliada - Editora RECORD

4º DIA – 29/08 - SÁBADO
9h30 – Local: SESC
Exibição de filme: BATUQUE NA COZINHA – 19’ – Direção: Anna Azevedo
O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal, eventos que remontam ao século 19, quando baianas da Praça XI, como Tia Ciata, abriam seus quintais para batucadas, umbigadas, capoeira e samba. “O samba nasceu e cresceu no quintal dessas tias”, afirma Tia Eunice.

10 horas – Local: SESC
Debate – “Escola de Samba: em busca da perfeição””
A padronização implementada em alguns setores das escolas. Convenções criadas nos últimos anos. Aperfeiçoamento constante para atender a um nível de exigência cada vez maior.
Com: MESTRE DIONISIO e MARCOS BATUCADA
Mediador: José Rodrigues – Coordenador de Cultura do Município de Três Rios e Presidente da LIEST.

14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 3ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO

Carnaval 2009 - A Escola de Samba Bom das Bocas (foto) foi a grande campeã do Carnaval trirriense. Com 199,9 a escola do bairro Caixa D’Água superou na avenida o último ano turbulento pelo qual a escola passou como renúncia do presidente e troca de carnavalesco, e sagrou-se tetra-campeã. Com um enredo que contava na avenida a Rota do Sol, perdeu apenas um décimo de ponto, na opinião da comissão julgadora.
Em segundo lugar, ficou a Mocidade da Vila Isabel com 199,8 pontos. Contando o “Amor, eterno amor”. Em terceiro lugar ficou a Escola de Samba Bambas do Ritmo, colocação que gerou grande indignação na torcida da vermelho e branco.
_________________________________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval o ano todo"

Carnaval de Campos em pauta

Apenas dois meses depois dos desfiles oficiais na cidade, sambistas do norte fluminense já começam a pensar no próximo carnaval.
















Na última sexta-feira, 3, o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, e o subsecretário Sérgio Alvarenga, reuniram-se com os principais representantes das escolas de samba de Campos, no Teatro Trianon. O objetivo da reunião foi a preparação de um seminário que estabelecerá regras para o próximo carnaval.

O seminário "Repensando o Carnaval" vai acontecer n os dias 24 e 25 deste mês, em local a ser definido. No evento serão apresentadas mesas temáticas, grupos de trabalho, e ao final, será elaborada uma carta de intenções com o propósito de definir e estabelecer as regras para o carnaval de 2010. Na pauta da reunião também constou a avaliação do estatuto da Associação das Escolas de Samba de Campos (Aesc), o regulamento para os próximos carnavais, a quem caberá a coordenação do evento, comissão julgadora e os quesitos de julgamento, entre outros itens.

Participaram da reunião, o presidente da Associação das Escolas de Samba de Campos (Aesc), Ariel Chacar; o presidente da Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Afonnorj), Rubinho da Maçã, e os presidentes Jaime Nolasco (Ururau da Lapa), Dalton Ribeiro Gomes (Ás de Ouro), Amaro Roberto da Hora (Onça no Samba), Luís Souza (Amigos da Farra), João Carlos Corrêa (Cidade Luz), Jorge França (Mocidade Louca), Marco Antônio Barbosa dos Santos (Leopoldinense), Nilson Ribeiro Francisco (Os Independentes), Sérgio da Silva Carvalho (Unidos de Ururaí), Sergio Pessanha Viana (Boi Sapatão) e Marcelo da Silva Velasco (Madureira).

O secretário de Cultura Orávio de Campos Soares solicitou aos presentes a apresentação de um relatório e a prestação de contas sobre o carnaval, com os pontos positivos e negativos e as sugestões a serem providenciadas. “Já se constatou desde as reuniões pré-carnavalescas que há necessidade de estabelecermos mudanças. Consideramos que as mudanças vão acontecer a partir da discussão das bases. Todo mundo precisa discutir, debater, colocar no plano das idéias, a projeção futura de um carnaval melhor - disse Orávio.”

Memória – Devido às fortes chuvas que castigaram o município de Campos em fevereiro deste ano, os desfiles carnavalescos aconteceram no feriado do dia do trabalhador. A escola de samba Mocidade Louca foi a grande campeã do grupo especial. A cidade também assistiu desfiles da escolas de acesso, blocos carnavalescos e bois.

Fotos: Divulgação
________________________________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval o ano todo"

Confira a ordem de desfiles do carnaval de Cabo Frio


Na última quarta-feira, 1º de julho, a Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio definiu a ordem de desfile das escolas de samba da cidade para o carnaval 2010. A grande novidade foi a extinção do grupo de acesso B. Agora as escolas de samba serão dividitas em apenas dois grupos, Acesso e Especial, sendo que o grupo principal será disputado em dois dias, domingo e segunda-feira de carnaval.
O Império de Cabo Frio, atual campeão do grupo especial teve o direito de escolha do dia e posição de desfile. Será a terceira escola a desfilar no domingo, 14 de fevereiro. Já a escola de samba Sol a Sol, campeã do grupo de acesso em 2009 abrirá o carnaval 2010. As demais agremiações participaram do sorteio.
Confira a ordem do grupo especial:

Domingo, 14 de fevereiro de 2010, 21h:

1) Sol a Sol
2) Antiga Abissínia
3) Império de Cabo Frio
4) Paz e Harmonia

Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010, 21h:

1) Vermelho e Branco
2) Em Cima da Hora
3) Flor da Passagem

No sábado, 13 de fevereiro, a partir das 20h, desfilam as escolas do grupo de acesso:
1) Cabeçorra
2) Acadêmicos de Tamoios
3) Renascer de Cabo Frio
4) Unidos de Aquarius
5) Unidos da Esperança
6) Banda da Cidade
7) União dos Bairros
8) Arrastão da GB


Os desfiles dos grupos Especial e de Acesso mais uma vez acontecerão na Morada do Samba. O G.R.E.S. Acadêmicos do Jardim Esperança, por ter sido a última colocada no extinto Grupo de Acesso B, vai desfilar na sua comunidade sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2010.

Memória – No carnaval 2009 o G.R.E.S. Império de Cabo Frio sagrou-se a grande campeã do carnaval da cidade com o enredo “Fantasie os meus sonhos, mas não minta para mim. A Império desmascara a mentira sem medo de ser feliz”. A verde e branca do Itajuru conquistou o total de 198,1 pontos, sete décimos à frente da vice-campeã Paz e Harmonia. Em terceiro lugar ficou o G.R.E.S Flor da Passagem com 197,4. O G.R.E.S. Em Cima da Hora tirou o quarto lugar, com 197,3 pontos; em quinto ficou o G.R.E.S. Vermelho e Branco com 196,2 pontos; e em sexto lugar, ficou o G.R.E.S. Antiga Abissínia. Na sétima e última colocação, com o total de 191,6 pontos, ficou o G.R.E.S. Banda da Cidade que, que em 2010 desfilará no o Grupo de Acesso.

____________________
Na Cadência da Bateria
“Carnaval o ano todo”

Carnaval de Campos já tem campeãs

Mocidade Louca leva a melhor entre escolas. Entre os blocos, Caprichosos de Guarus conquistou o tetracampeonato. Apuração foi marcada por reclamações.


O inédito Carnaval fora de época das escolas de samba e blocos carnavalescos em Campos, no Norte Fluminense, chegou ao fim na última terça-feira, com a abertura dos envelopes com as notas dadas pelos jurados. Iniciada ao meio-dia, o evento teve momentos de emoção e também de autêntica “lavação” de roupa suja.

A Mocidade Louca (foto) foi a grande campeã do Grupo Especial. O presidente da vice-campeã, Ururau da Lapa, negou-se a receber o troféu. O presidente da Mocidade, Jorginho de Ogum, gritava para quem quisesse ouvir sua indignação por ter visto publicado no blog do presidente da Fundação Municipal Oswaldo Lima, Alvanir Ferreira Avelino, que Arnaldo Viana havia dado à escola 35 mil reais, o que, segundo Jorginho, é mentira. "Quero que me provem tudo que foi dito", desafiou.
Bloco iniciante do grupo de acesso de escolas de samba, Madureira do Turfe, que possui a mesma diretoria do Boi Jaguar, campeão entre os bois convidados deste carnaval, também levou o título de campeão em sua categoria.
- É uma alegria muito grande, essa dupla vitória, fruto de muitas noites viradas e trabalho sério. Dedico o resultado deste carnaval ao empenho dos moradores do bairro Turfe Clube, aos 60 contribuintes da comunidade, que reforçaram nossas verbas, à escola de samba de Barcelos, Trinca de Ouro, e ao carnavalesco Eduardo Rodrigues e companhia - declarou o presidente do Madureira do Turfe e Boi Jaguar, Marcelo Velasco.

No grupo especial de blocos, o rebaixamento do Acadêmicos do Samba foi inevitável. O tetracampeonato dos Caprichosos de Guarus foi acompanhado voto a voto pelos foliões, e o Bloco Verde e Branco ficou com o vice-campeonato. O presidente dos Caprichosos de Guarus, Ipojucam da Silva Barcelos, disse que o tetra-campeonato é fruto de muito trabalho e parcerias.
- Só conseguimos fechar o carnaval porque a prefeitura de Belford Roxo nos doou R$ 6 mil. Parabenizo a iniciativa de membros da prefeitura em fazer o Carnaval fora de época. Tanto a verba quanto a infra-estrutura montada para o carnaval ajudaram para o desempenho das agremiações na Avenida do Samba”, declarou.

O bloco “Os Psicodélicos” (foto) subiu para o primeiro grupo. Unidos de Nova Brasília ficou com o segundo lugar e Juventude da Baleeira foi desclassificado por não ter atendido a quesitos exigidos no regulamento dos blocos de acesso. Unidos do Capão e Em Cima da Hora não desfilaram na quinta, dia 30.
- A união fez a força e o título é o resultado de nosso trabalho. Fomos duplamente presenteados porque, este ano, completamos 41 anos de existência. São 22 títulos como campeão do grupo especial. Foi essencial termos vencido porque “Os Psicodélico” tem tradição na cidade. Na vida da gente, muita coisa acontece, e essa vitória veio brindar nossa garra e determinação por um carnaval de qualidade - revelou o presidente do bloco, Silvio Roberto Carvalho.
_________________________________________
Na Cadência da Bateria
Carnaval o ano todo

Escolas do acesso fecham carnaval de Campos

Terminou na madrugada desta segunda-feira o desfile de escolas de samba em Campos, quando passaram pela avenida as três agremiações do Grupo de Acesso: Leopoldinense, Unidos do Uuraí e União da Esperança. No domingo desfilaram as escolas de samba do grupo especial. A abertura dos envelopes com as notas dadas pelos jurados acontece nesta terça-feira. Autoridades da prefeitura de Campos decidiram realizar os desfiles no início de maio por causa das chuvas que provocaram destruição e deixaram centenas de pessoas desalojadas em fevereiro.


Grupo de Acesso

A Leopoldinense foi a primeira escola a se apresentar. A escola do Parque Leopoldina, presidida por Marco Antônio Barbosa dos Santos levou para a passarela o enredo “Da Zona Norte à Zona Sul, 40 graus o ano inteiro”, do carnavalesco Sandro Paes. Cerca de 1,7 mil componentes desfilaram, embalados pelos puxadores Jorge Badanho, Igor Leonardo e Deyeque.

A segunda escola a passar foi a Unidos do Uurai, que levou para a avenida o enredo “Apocalipse”, sobre o dia do juízo final. Houve um claro contraste entre a primeira apresentação, já que a escola tinha apenas 700 componentes, divididos em sete alas e separados por três carros alegóricos, com 20 crianças vestidas de anjos. A bateria tinha 40 integrantes e foi representada por papas, além de um casal de porta bandeira e mestre salas mirim.

A escola União da Esperança fechou com chave de ouro os desfiles. A tradicional verde e rosa do bairro Custodópolis levou para a avenida o enredo "Pintou a Esperança, pintando em verde e rosa", criado pelo artista e carnavalesco, Bené Fernandes. Foram quase mil componentes, que desfilaram cantando o samba puxado por Vado do Pagode, com a bateria comandada por Mestre Conhaque. A escola desfilou dentro do tempo previsto, carregando nas cores da agremiação, levando ainda para a passarela do samba muitas crianças, o mesmo apresentado na comissão de frente, mostrando dez pintores mirins, tudo comandado pelo dançarino Dudu Guedes. Nos carros alegóricos também a presença de crianças e adolescentes.

fotos: Antônio Leudo
_______________________________________
Na Cadência da Bateria
“Carnaval o ano todo”

Campos: Confira como foi o desfile das primeiras agremiações do grupo especial


Devido a um problema no remanejamento dos carros alegóricos da Unidos de Santa Cruz que deveria ser a primeira a desfilar, houve uma mudança na ordem dos desfiles e a Independentes do Parque Santa Helena se apresentou antes da Santa Cruz. Com cerca de 700 componentes,a azul e rosa do Parque Santa Helena, desfilou com o enredo "Sou especial sim, tenho luz própria, sou diferente", criado pelo carnavalesco Luiz Carlos Soares. O samba enredo de autoria dos compositores Guto e Marquinho fez bonito na Passarela do Samba, contagiando o público.

Logo de pois foi a vez da Unidos da Santa Cruz. Recuperada do problema de deslocamento de suas alegorias até a Passarela do samba, a escola pisou na avenida falando sobre Minas Gerais.




Terceira escola a desfilar, a Onça do Samba levou para a avenida muito luxo. Os mais de mil componentes não decepcionaram os diretores de harmonia Tininho Chita, Cacau e Miltinho da Hora. Destaque para o casal de mestre sala e porta bandeira, Taís Paraguaçu e Robson Alexandre, que veio de São Paulo para mostrar muito samba e beleza.


Homenageando o município de Conceição de Macabu, desfilou a escola de Samba Boi Sapatão. Coube ao carnavalesco Xuxa Caetano criar as fantasias e os adereços para os cerca de mil componentes da agremiação do bairro Novo Jockey.
(fotos: (Gerson Gomes)
____________________________
Na Cadência da Bateria
"Cobertura Especial do Carnaval"

Tudo pronto para o "Campos Folia"

Dois meses depois do fim do carnaval, Campos se prepara para realizar os seus quatro dias de folia. As chuvas que castigaram a cidade no fim de fevereiro levaram a prefeitura a cancelar os desfiles oficiais na cidade. Agora, recuperada, quer mostrar que faz samba também.

Os últimos detalhes para a realização dos desfiles começaram a ser definidos na tarde da última segunda-feira, 27. O encontro envolveu representantes de órgãos e outras entidades envolvidas na festa, como a Empresa Municipal de Trânsito (Emut), Guarda Civil Municipal, Setor de Posturas, Comissão de Entidades Sociais (Coesa), do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, declarou que reconhece o esforço dos sambistas campistas em fazer um grande espetáculo, apesar do momento difícil decorrente dos estragos provocados pelas chuvas.

Desde o dia 21, diversas equipes trabalham na montagem da estrutura que irá se transformar em passarela para os desfiles do carnaval fora de época da cidade, "Campos Folia", a ser realizado nos dias 30 de abril, 1, 2 e 3 de maio. Equipes de diversas secretarias colaboram com os trabalhos executados pela Secretaria de Cultura, organizadora do evento. “O carnaval de 2008, com 170 metros de pista, na XV de novembro, custou aos cofres públicos, 2,5 milhões. Este ano, sem ter diminuído os valores destinados às sociedades carnavalescas, estamos montando uma estrutura com 450 metros, arquibancadas com seis lances, cobertas, camarotes climatizados e amplas áreas de concentração e dispersão, com apenas cerca de 800 mil reais, oferecendo uma estrutura três vezes maior”, destacou o secretário Orávio de Campos Soares.

A Avenida Alberto Lamego está sendo adaptada para receber um público estimado em 15 mil pessoas/dia. Praça de alimentação, postos médicos e banheiros químicos foram colocados em espaços estratégicos, no projeto feito pela secretaria de Obras e Urbanismo. O Secretário Orávio de Campos, afirmou que está otimista com o Carnaval fora de época.. Segundo ele, as entidades precisam mostrar uma organização no sentido de que haja o estímulo da Prefeitura em construir o Centro de Eventos Populares (Cepop) e fazer com que o Carnaval 2010 seja o melhor da história.
Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba:
_______________________________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval o ano todo "

Rio Bonito faz planos para criar Liga das Escolas de Samba

Membros da prefeitura de Rio Bonito, na Baixada Litorânea Fluminense, começam a fazer planos com vistas a criação de uma liga para coordenar todo trabalho preparatório do Carnaval de 2010. O plano está sendo articulado pelo secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Ronen Antunes, responsável pelo projeto de revitalização das festa do Momo no município, que nas décadas de 80 e 90, foi considerada uma das melhores do interior fluminense. "A nossa idéia é fornecer informações para que os dirigentes das agremiações possam criar estrutura para um planejamento mais profissional", afirmou Ronen.
O trabalho de revitalização do carnaval riobonitense está sendo feito em conjunto com membros da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), órgão da prefeitura que também participou da organização do Carnaval de 2009 em Rio Bonito. Uma das medidas a serem adotadas pelo grupo de trabalho é criar estatuto, ata de fundação da Liga e também estimular reuniões para eleições dos dirigentes, que obrigatoriamente, devem ser escolhidos no próprio meio de samba de Rio Bonito. "Vamos começar logo a organizar esse trabalho para que a festa seja muito melhor do que em 2009. Uma das atribuições da Liga será a de organizar plenárias periódicas e intermediar as relações dos sambistas com os membros do governo municpal.
A exemplo de outras cidades brasileiras, as autoridades riobonitenses enfretaram dificuldades no início da administração por causa da redução de verbas repassadas pelo governo federal. As agremiações que desfilaram em Rio Bonito só receberam verbas dias antes do Carnaval. O grande campeão foi o bloco Com Dor, que conseguiu a nota máxima dois seis jurados contratados para julgar o desfile. O enredo mostrado foi relacionado a história de Rio Bonito e os setores em que a cidade se destacou em contexto nacional. Pensando no projeto de revitalização, os organizadores da festa em 2009 a batizaram com o slogan "resgatando tradições".
_________________________________________________
Na Cadência da Bateria
Carnaval o ano todo

Morada do Samba prepara Calendário Oficial para 2010


A Morada do Samba, palco dos desfiles oficiais das escolas de samba de Cabo Frio, já se prepara para a folia em 2010. Diretores e técnicos da Superintendência da Morada, planejam o cronograma de atividades para os meses de 2009, visando o próximo carnaval.

Uma das metas é o lançamento, ainda este mês, do Calendário Oficial de Eventos que marca o início do “Circuito Cultural da Morada do Samba”. Segundo o superintendente da Morada, Carlos Ernesto Lopes, o objetivo é que toda última sexta-feira de cada mês aconteça um evento ligado à cultura popular e ao mundo do samba:
– “A Morada do Samba vai trabalhar o ano inteiro como pólo de desenvolvimento das manifestações culturais de nossa cidade e da região” - informou Carlão, como é mais conhecido.

Já o diretor-executivo da Morada do Samba, Ricardo Machado, o Chopinho, alguns eventos já estão definidos, entre eles, o retorno da premiação aos Melhores do Samba, a Feijoada da Liga das Escolas de Samba, o Encontro das Bandeiras, o concurso da Rainha e Musa do Carnaval e as apresentações dos enredos e sambas enredos das escolas.

Na programação, o destaque do calendário de eventos fica com a realização do 2º Seminário de Carnaval “Como será o amanhã”. O estudioso do carnaval Milton Carlos Teixeira Marins já iniciou os contatos com profissionais do Rio de Janeiro que vão ministrar palestras, workshops, oficinas e exposições de temas ligados ao mundo do samba: - “dentro do seminário vamos discutir com toda a sociedade de Cabo Frio os rumos do carnaval da cidade”, disse Carlão. Além de pessoas ligadas ao samba, o seminário vai convidar representantes da Asaerla (Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos), Acia (Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio), Associação de Hotéis e órgãos públicos para definir a folia de 2010.
_______________________________________
Na Cadência da Bateria
Carnaval de fevereiro a fevereiro

Escola de Maricá pode desfilar em Niterói no carnaval 2010


Depois da divulgação de informações sobre a provável vinda de duas escolas gonçalenses para o desfile oficial de Niterói, o presidente de uma das principais escolas de Maricá anunciou que também pode participar da apresentação das agremiações na Rua da Conceição em 2010. Alexandre de Oliveira, presidente da Inocente de Maricá, de São José do Imbassaí, anunciou a medida no início da tarde desta quarta-feira. Segundo ele, a ida seria uma forma de dar maior visibilidade à agremiação, que é bicampeã no município. A medida também seria, segundo ele, uma alternativa contra a suposta falta de incentivo aos desfiles em Maricá, que no Carnaval de 2009, só tiveram a participação dos blocos carnavalescos.

A desfiliação da Inocente de Maricá poderá acontecer definitivamente após o dia 2 de maio, quando os dirigentes das escola de samba daquele município pretendem se reunir com as autoridades da Secretaria de Cultura do município para definir qual a posição em relação ao Carnaval de 2010.

Segundo Alexandre, que também preside a Associação das Escolas de Samba e Blocos Canavalescos de Maricá, se não houver garantia de subvenção e estrutura aos sambistas para os próximos desfiles, a orientação é que cada agremiação procure um "caminho próprio" para a sobrevivência. Alexandre anunciou que vai enviar um representante à próxima plenária da União das Escolas e Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), no dia 14 de abril, no Canto do Rio, para iniciar entendimentos com vistas a uma eventual ida da Inocente para o Carnaval de Niterói. No ano passado, ao saber que a prefeitura de Marica não faria desfiles de escolas de samba - sob alegação de falta de verbas - o presidente da Inocente tentou, sem sucesso, a filiação em Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense.

O presidente também declarou que não tentará a reeleição para o próximo mandato na presidência da associação, que coordena cinco escolas e samba e três blocos carnavalescos. "Quero me dedicar a minha escola, que no dia 19 de abril, vai promover uma festa para anunciar o novo intérprete: o Ito Melodia", disse ele, referindo-se ao principal intérprete do Ilha do Governador. A Inocente é a atual campeã do último desfile de escolas de samba, realizada em 2008. Em 2009, sob alegação de falta de verbas, a prefeitura fez shows com nomes conhecidos do mundo do samba e organizou apenas desfiles de blocos carnavalescos.


Memória - Há uma semana, o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carmavalescos de Niterói (Uesbcn), Ito Machado, anunciou que dirigentes das duas escolas gonçalenses procuraram a entidade propondo filiação com vistas ao ingresso nos desfiles de 2010 na Rua da Conceição: a tetracampeã Mocidade Independente do Boaçu e a vice-campeã, Caprichosos do Bairro Antonina. Se a iniciativa se concretizar, subiria para três o número de escolas de SG no Carnaval de Niterói o ano que vem, já que a Souza Soares, de Santa Rosa, teve o desfile de avaliação aprovado pela Uesbcn em 2009. Procurado por um repórter do Grupo Na Cadência da Bateria, Ito Machado anunciou que só se pronunciaria sobre a iniciativa dos sambistas de Maricá depois de ser oficialmente comunicado sobre o assunto por eles. Já Vanderlei Martins declarou que vai aguardar um comunicado oficial das escolas gonçalenses para também se manifestar sobre o assunto. Membros da Secreatria de Cultura de Maricá não foram localizados para falar sobre o assunto.
_______________________________________
Na Cadência da Bateria
Cobertura Especial de Carnaval

Carnaval impulsiona o turismo em Maricá


O Carnaval de Maricá não fez sucesso apenas por conta da folia das pessoas. Segundo o secretário de Turismo, Carlos Soares, a cidade teve muitos ganhos outros devido à boa organização e o clima de paz nos quatro dias de festa. “As praias ficaram lotadas, as pousadas tiveram quase 100% de ocupação e a secretaria de Turismo funcionou todos os dias”, informou o secretário. “O Carnaval de Maricá foi abençoado e bonito por natureza”, ressaltou.
Já pensando no Carnaval de 2010, a secretaria está entrando em contato com os blocos para que muitos deles sejam cadastrados oficialmente e, assim, poderem circular de forma legalizada.“Tivemos muitas dificuldades para realizar este Carnaval, mas conseguimos fazer uma festa organizada, na qual todas as pessoas, inclusive, as de fora da cidade, nos elogiaram. Nunca São José do Imbassaí, Ponta Negra e Inoã, por exemplo, tiveram carnaval com estrutura de segurança e banheiros químicos. Inclusive, toda a responsabilidade de montagem de palco e iluminação foi nossa. Fizemos até um marketing na Ponte Rio-Niterói que atraiu muitos turistas”, afirmou o secretário de Turismo. Carlos Soares lembrou ainda que a grande concentração de sambistas no Carnaval contribuiu para o sucesso dos quatro dias de folia. “Com certeza, Maricá foi a cidade que mais teve sambista de grande nome tocando durante o Carnaval”, frisou, citando os nomes de Dudu Nobre, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Monarco, Mauro Diniz, Noca da Portela, Wilson Moreira, Almir Guineto, entre outros.
________________________________________
fonte: Prefeitura de Maricá

Unidos do Com Dor vence o carnaval em Rio Bonito

O bloco carnavalesco Unidos do Com Dor foi o grande vencedor do desfile oficial de blocos carnavalescos da cidade de Rio Bonito este ano. Com o enredo do passado ao presente- história de nossa gente a agremiação obteve nota máxima em todos os quesitos- no total foram seis: enredo, empolgação, alegoria, samba-enredo, evolução e bateria. Totalizando 60 pontos. Enquanto o vice-campeonato ficou com o bloco Saideira do Bosque Clube que totalizou 57,5 pontos.
O desfile foi realizado no centro de Rio Bonito, no último domingo e contou com milhares de pessoas assistindo aos blocos de carnaval. De acordo com o presidente da comissão de carnaval da cidade, Ronen Antunes, a festa foi animada e muito ordeira. "Não tivemos problemas no carnaval de Rio Bonito. Foi só alegria e empolgação. Estamos nos preparando para fazer uma festa ainda mais bonita para o próximo carnaval. Este ano as preparações ficaram muito em cima da hora por conta das dificuldades enfrentadas pelas chuvas que atingiram o município no final de novembro do ano passado e novamente em meados de janeiro desde ano. Mas a própria população pediu a festa de carnaval e a prefeitura realizou vários eventos com shows e desfiles", declarou.
Diversas bandas como Abada, Pop & Cia, Entre Nós e Chão de giz animaram o carnaval de Rio Bonito que contou com apoio da Guarda Municipal, da Policia Militar, das Secretarias Municipais de Saúde; Esporte e Lazer e ainda, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo. _________________________________________
Sérgio Soares
Coordenador de Reportagem

Tv na Cadência

Seguidores

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.