Maricá, Região dos Lagos, Baixada Litorânea e Norte Fluminense

Campeãs do ‘Campos Folia 2011’

O ‘Campos Folia’, realizado entre os dias 29 de abril e 1º de maio na Avenida Alberto Lamego, na cidade do norte fluminense apontou a escola de samba Madureira do Turfe como a grande campeã. Entre os blocos os campeões foram ‘Os Psicodélicos’, pelo Grupo de Samba e o Unidos do Capão pelo Grupo de Acesso.

Desde a criação do “Campos Folia’ em 2009, após a cidade sofrer com as fortes chuvas pouco antes do carnaval daquele ano, a Madureira do Turfe vem desenvolvendo grandes desfiles. No primeiro ano do carnaval fora de época conquistou o título do grupo de acesso. Em 2010 alcança o vice-campeonato e neste ano fatura o título maior do carnaval campista.


Com um enredo em homenagem ao carnavalesco Marcelo Moreno, de autoria de Edhuardo Rodrigues, a Madureira do Turfe desfilou com cerca de mil componentes e cinco alegorias, além da bateria comandada pelo mestre Leandrinho e o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Dayana e Gil, defendendo as cores da escola. Os intérpretes foram Leco, Sorriso, Willian, Douguinha e Juninho Razão e os compositores Igor Maike e Juninho Razão. A escola foi a terceira a entrar na avenida no domingo, 1º de maio.


O homenageado da escola Marcelo Moreno é campista e atual campeão do Concurso Nacional de Fantasias do Baile de Gala da cidade do Rio de Janeiro. Moreno já foi destaque nas escolas de samba Salgueiro, São Clemente, Viradouro, Beija Flor e Estácio de Sá. Edson da Silva Gaspar, diretor da escola, que ficou 38 anos fora da avenida, ficou emocionado com a conquista do título, o primeiro desde a retomada da escola há três anos: “Foram dias e noites de trabalho e ensaio para chegar onde chegamos. Toda a equipe foi vencedora. Parabéns às demais escolas, que fizeram bonito. A disputa foi acirrada, mas nós merecemos ganhar”, vibrou Edson.


A Ururau da Lapa foi a vice campeã, seguido da Onça no Samba e Mocidade Louca em 4º. A quinta foi a Boi Sapatão, depois a Cidade Luz em 6º. União da Esperança (7º), Amigos da Farra (8º), Tradição Alvi Anil (9º), Ás de Ouro (10º), Império da Baixada (11º), Unidos de Ururaí (12º), Unidos de Santa Cruz (13º), Independentes (14º) e Unidos de Travessão (15º) completam a classificação final dos desfiles de escolas de samba. A Leopoldinense foi desclassificada.



Psicodélicos vencem concurso de blocos - Entre os blocos que desfilaram na sexta-feira, 29 na Passarela do Samba Dagval Tavares de Brito o grande campeão foi o bloco Os Pisicodélicos, com 147,8 pontos. Com o enredo "Nas asas da liberdade o sol nasce para todos", de autoria de Jorge França, o verde, vermelho e branco do Morrinho levou para a avenida um samba que exaltava a liberdade de expressão. Presidido por Ana Beatriz Brito, que também foi responsável pelo carnaval, Os Pisicodélicos foi o terceiro bloco a entrar na avenida. Esse foi 27º título da agremiação, que estava há cinco anos sem vencer. Ana Betriz comentou sobre a emoção da vitória: "Foi um carnaval sofrido, mas nós apresentamos todas as exigências de regulamento para mostrar um Carnaval que a Prefeita Rosinha Garotinho queria. Estamos preparados para o Cepop [Centro de Eventos Populares Osório Peixoto]", garantiu a carnavalesca.


Em segundo lugar, ficou o Caprichosos de Guarus, com 145,5 pontos. Em terceiro lugar, ficou o Unidos de Nova Brasília com 135,8 pontos. O União Feliz ficou em quarto com 135,7 pontos. A Castelo do Parque Aurora veio em quinto com 89,3 pontos. E o sexto colocado foi o Verde e Branco, com 88,5, que foi rebaixado para o Grupo de Acesso.

Os cinco primeiros blocos vão desfilar no Grupo Especial no carnaval de 2012, que vai ser realizado no Cepop, além do Bloco Unidos do Capão que foi o campeão do Grupo de Acesso, com 132 pontos.


O Unidos do Capão levou pra avenida, na madrugada do último sábado, 30, uma beleza de desfile, no seu reino azul e branco, as cores da agremiação. O enredo, explicou seu autor, João Damásio, buscou expressar na avenida do samba “a juventude como eterna descobridora do desconhecido e do novo”. “A pulsação do jovem foi exposta em três alegorias e sete alas, falando de sua capacidade de realizar e de reinventar o mundo ao seu redor”, afirmou Damásio, que foi também o intérprete e que, junto com a bateria e o cavaquinho de Saulo Junior, levaram todos, componentes e público presente, ao delírio.


O resultado do desfiles dos blocos do Grupo de Acesso ficou nesta ordem: Unidos do Capão, Em Cima da Hora, Unidos do Eldorado e Chuva de Ouro.


Em 2012 um novo palco – Esse foi o último desfile realizado na Avenida Alberto Lamego. Aa partir de 2012, o desfile dos blocos e escolas de samba será no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), uma arena a ser construída pela prefeitura campista com 7.859,35 metros quadrados de área construída e arquibancadas distribuídas em cinco lances, com capacidade para aproximadamente 20 mil pessoas sentadas, além de camarotes para 650 pessoas.


Segundo Avelino Ferreira, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), entidade responsável pela organização do ‘Campos Folia’, o público presente confirmou a satisfação pela estrutura oferecida pela prefeitura. “Fechamos com chave de ouro nossa participação na Avenida Alberto Lamego. Agora, vamos nos focar em 2012, quando iremos reunir as agremiações carnavalescas no grande cenário do Cepop, pontuado pelo profissionalismo, reconstruindo o carnaval campista, que tem mais de 170 anos de história. Vimos que tanto os blocos quanto as escolas de samba se esmeraram para apresentar um bom espetáculo. Agora é esperar pelo Cepop, que serve como exemplo de perspectiva de empregabilidade e desenvolvimento econômico”, afirmou Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tv na Cadência

Seguidores

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.