Maricá, Região dos Lagos, Baixada Litorânea e Norte Fluminense

Carnaval é tema de seminário em Três Rios

O SESC de Três Rios, em parceria com a Prefeitura, o Entre-Rios Jornal e com o apoio da LIEST - Liga Independente das Escolas de Samba Trirrienses, Centro Cultural Cartola e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro do Rio de Janeiro, promove nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto o Seminário ESCOLAS DE SAMBA - PARA TUDO NÃO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA. Durante o evento serão abordados e debatidos vários assuntos ligados às escolas de samba e ao carnaval.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo é trazer ao público trirriense, em especial aos sambistas da cidade, vários assuntos ligados às escolas de samba, com participação de pesquisadores, debatedores e profissionais de vários segmentos do carnaval carioca, referência em todo o país.

Palestrantes – Entre os palestrantes estarão o produtor cultural, jornalista e escritor HAROLDO COSTA, o pesquisador JÚLIO CÉSAR FARIAS, autor do livro “Para Tudo não se Acabar na Quarta-Feira – A Linguagem do Samba Enredo”, MESTRE DIONÍSIO (foto), fundador e coordenador do Projeto da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, o jornalista e radialista MARCOS BATUCADA, a professora e Membro do Conselho Municipal de Cultura e da Liga Regional Centro Sul Fluminense de Capoeira, MARILENE DOS SANTOS. A Coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da UVA, HELENA THEODORO, a Coordenadora de Pesquisa do Centro Cultural Cartola, NILCEMAR NOGUEIRA, e a A Diretora do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, RACHEL VALENÇA.
Participação - A inscrição para participação nos debates deverá ser realizada na secretaria do SESC: Rua Nelson Viana, 327 – centro – Três Rios – (24) 22526454.

Programação:
1º DIA – 26/08 - QUARTA-FEIRA

19 horas – Local: SESC
· Abertura Oficial - 19h15min – Local: SESC
Debate – “O samba como estilo brasileiro sob influência dos batuques africanos.”
Lundus: mistura do ritmo sincopado africano à malícia e sensualidade de movimentos. O batuque, a umbigada (semba) e a capoeira dão origem ao nosso samba. A Escola de Samba como instrumento de reconhecimento e dignificação da comunidade afro-descendente.
Com: HELENA THEODORO e MARILENE F. F. S. DOS SANTOS
Mediadora: Leandra Jacinto Pereira – Mestre em Educação pela UNI-RIO.
21h15min – Local: SESC
Abertura da exposição: “Imagens que marcaram a história das escolas de samba em Três Rios.”

2º DIA – 27/08 - QUINTA-FEIRA
9h30min
– Local: SESC –
Exibição de filmes:
NELSON SARGENTO – Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento no Morro da Mangueira.
JORJÃO – Um perfil do diretor de bateria de escolas de samba, Mestre Jorjão.
BATUQUE NA COZINHA – O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba.
14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 1ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO:
19 horas – Local: SESC
Exibição de filme: NELSON SARGENTO
19h25 – Local: SESC
Debate – “Escola de samba e os diálogos possíveis com as comunidade.”
Com: NILCEMAR NOGUEIRA e RACHEL VALENÇA
Mediador: Fernando Ferreira – Carnavalesco. Coordenador do Troféu Ziriguidum. Integrante da redação do Entre-Rios Jornal.

3º DIA – 28/08 - SEXTA-FEIRA
9h30min
– Local: SESC
Exibição de filmes:
NELSON SARGENTO, JORJÃO e BATUQUE NA COZINHA
14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 2ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO.
19 horas – Local: SESC
Exibição de filme: JORJÃO
19h20min – Local: SESC
Debate – “Samba, polissemia cultural.”.
O samba e suas diversas linguagens. A diversidade cultural apresentada através do samba-enredo. A escola de samba e o seu papel de “escola” junto a sua comunidade durante todo o ano.
Com: HAROLDO COSTA e JÚLIO CÉSAR FARIAS
Mediador: Joel São Tiago – Setor de Cultura do SESC Três Rios

Após o debate – Lançamento do livro “FALA CRIOULO” – reedição revista e ampliada - Editora RECORD

4º DIA – 29/08 - SÁBADO
9h30 – Local: SESC
Exibição de filme: BATUQUE NA COZINHA – 19’ – Direção: Anna Azevedo
O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal, eventos que remontam ao século 19, quando baianas da Praça XI, como Tia Ciata, abriam seus quintais para batucadas, umbigadas, capoeira e samba. “O samba nasceu e cresceu no quintal dessas tias”, afirma Tia Eunice.

10 horas – Local: SESC
Debate – “Escola de Samba: em busca da perfeição””
A padronização implementada em alguns setores das escolas. Convenções criadas nos últimos anos. Aperfeiçoamento constante para atender a um nível de exigência cada vez maior.
Com: MESTRE DIONISIO e MARCOS BATUCADA
Mediador: José Rodrigues – Coordenador de Cultura do Município de Três Rios e Presidente da LIEST.

14horas – Local: Clube Social Olímpico Ferroviário – Rua Isaltino Silveira, 114
Oficina – “Mestre-sala e porta-bandeira” - 3ª etapa
Com: MESTRE DIONÍSIO

Carnaval 2009 - A Escola de Samba Bom das Bocas (foto) foi a grande campeã do Carnaval trirriense. Com 199,9 a escola do bairro Caixa D’Água superou na avenida o último ano turbulento pelo qual a escola passou como renúncia do presidente e troca de carnavalesco, e sagrou-se tetra-campeã. Com um enredo que contava na avenida a Rota do Sol, perdeu apenas um décimo de ponto, na opinião da comissão julgadora.
Em segundo lugar, ficou a Mocidade da Vila Isabel com 199,8 pontos. Contando o “Amor, eterno amor”. Em terceiro lugar ficou a Escola de Samba Bambas do Ritmo, colocação que gerou grande indignação na torcida da vermelho e branco.
_________________________________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval o ano todo"

Tv na Cadência

Seguidores

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.